quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Professores e Alunos desenvolvem Projeto Social de Inclusão Digital



Juliano Araújo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O Projeto Social de Inclusão Digital idealizado pelo professor Edivaldo Gomes de Ávila tornou-se realidade esta semana no Colégio Estadual Professor João Farias da Costa em Nova Cantu. Projeto este que conta com a colaboração de vinte alunos do Ensino Médio do Colégio que fazem parte do Projeto Mídias do Programa Viva Escola do Governo Estadual, que desenvolvem atividades extracurriculares. Esses alunos colaboradores desenvolvem um trabalho voluntário de orientação aos alunos selecionados para participar do Projeto de Inclusão Digital. Foram selecionados vinte alunos de 5º e 6º séries para receberem orientação básica de informática, digitação e iniciação a internet, alunos estes que terão a oportunidade de aprendizado sem a necessidade de pagamento de aulas no setor privado.
O Projeto de Inclusão Digital iniciado nesse segundo semestre pretende se estender até o final do ano. Vários professores do Colégio Estadual João Farias da Costa também são parceiros desse projeto, onde a Orientação fica a cargo da professora Luciana da Silva, já a parte de textos elaborados para o ensino dos alunos é de responsabilidade da professora Iara Leal, além dos professores o projeto também conta com o apoio da diretora do Colégio a professora Eidi Mara Pereira Delfratti que disponibilizou toda a estrutura do Colégio em benefício dos alunos.
Segundo o idealizador do projeto, professor Edivaldo de Ávila o intuito desse projeto é de oportunizar – aos alunos que não tem condições de fazerem cursos de informática na rede privada – condições mínimas de aprendizado em informática, assim como, ao uso da internet possibilitando assim que estes alunos também possam desenvolver suas atividades pedagógicas de forma igualitária aos demais alunos.
A orientadora do projeto a professora Luciana da Silva afirma que é muito gratificante poder fazer parte de um projeto como esse, onde o trabalho de todos é desenvolvido sem remuneração e que conta com a adesão de vinte alunos colaboradores voluntários que se revezam toda semana, segundo ela, semanalmente cinco voluntários são responsáveis pela orientação dos alunos do projeto.
Na Foto o professor Edivaldo de Ávila idealizador do projeto, as alunas colaboradoras voluntárias e os alunos do projeto iniciando o aprendizado em informática.

Jornal Folha Regional - Edição 117 de 29/08 a 04/09/2009.